Oficina 44

Produzindo Conhecimento

         Trabalhar com madeira maciça sem ter como aplainar e/ou desengrossar pequenas pranchas ou caibros sabe como ficamos limitados.

          Às vezes deixamos de lado projetos ou oportunidades, como uma peça jogada numa caçamba, por falta de equipamento para beneficia-la.

          Uma pequena desempenadeira usada dificilmente é negociada abaixo dos R$1000,00 e um desengrosso Makita ou Dewalt novo, quase o dobro disso. Valores que para um entusiasta cabe no orçamento de poucos.

          Também estou na mesma situação que muitos e tinha duas opções: Sentar e lamentar ou adaptar. Foi o que fiz!

         Existem vários jigs para aplainar com tupia na internet, porém quase todos não permitiam variações na espessura da madeira que fosse além do alcance da tupia, o que me incomodava, uma vez que teria de construir um novo para cada situação.

          Aproveitando meu “momento serralheiro” feliz com a melhora na minha solda e com a serra rápida nova, decidi construir um jig em aço e que fosse regulável.

         O sistema seve tanto como desempenadeira como desengrosso, sendo que no primeiro caso fica limitado ao comprimento do jig, contudo a relação custo x beneficio é excelente.

          Para simplificar o entendimento deixo abaixo o vídeo tutorial desse jig.

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

 

Compartilhe com seus amigos!

4 Responses so far.

  1. Bange disse:

    Grande Adilson,

    Parabéns por mais este jig e pelo tutorial…show!

    Gostaria de tecer alguns comentários, pois pode antecipar algumas melhorias, e também alertá-lo sobre demais usos para o seu engenho. Isto devido a razão de muitas vezes fazermos um jig para solução de apenas um problema ou facilitar o trabalho para uma produção maior e esquecemos (ou só vislumbramos mais tarde), que ao agregar uma pequena diferença amplificamos a funcionalidade.

    Você colocou barra roscada para controlar a altura, o que dá um grande range de possibilidades, porém um certo trabalho para regular exatamente os 4 cantos de acordo com a altura da peça a ser trabalhada…
    Veja esta solução para uma rápida regulagem de altura, mas tem que se pensar em um modo de travar onde se deseja a altura…
    http://www.youtube.com/watch?v=tS0eBIvQHdA

    Um outro detalhe é a medida do rasgo na madeira da base…se ele for igual ao da base original da tupia, lhe dará condição de uso de fresas mais largas e com várias opções de perfil. A fresa mais larga diminui o tempo total ou o nr. de passagens sobre a peça e também lhe permitirá a confecção de vários perfis por exemplo para molduras, pois vc. fez um método de fixação da madeira de trabalho que também facilita (dependendo da profundidade e do perfil), e torna mais seguro tais trabalhos (ainda bem que não coloquei em prática um projeto antigo, que agora já vai ter melhoria).

    Com seu jig, também vislumbro a possibilidade de se copiar um determinado perfil, usando-se uma fresa com rolamento.

    Ou seja, o seu jig tem mais potencial do que o título, além de proporcionar maior segurança de uso…parabéns mais uma vez!

    Bange

    • Adilson Pinheiro disse:

      Grande Célio.
      Bom ver vc por aqui com suas contribuições!

      Realmente projetinho merece evolução, uma delas é tornar o movimento do carro no trilho mais macio, penso em algo semelhante ao da esquadrejadeira.

      A elevação também está precária.
      E a fresa, eu preciso achar uma mais larga mesmo o Evandro me falou de uma, vou tentar encontrar.

      Mas isso vai esperar, meu novo desavio é uma serra de bancada, a minha é tipo carpintaria, com motor de 3cv.
      Estu tentando resolver a elevação da sera primeiro. se tiver uma boa idia e facil de fazer me passe por favor, já vi um que gostei, mas novas opções sã bem vindas.

      abçs

      • Bange disse:

        Rapaz, eu fiz uma a muitos anos passados e por não ter equipamento de solda todas as cantoneiras foram aparafusadas…ficou horrível e muito limitada na altura e angulação, mas tinha boa precisão…acabei doando tudo para um primo meu…

        É possível que vc. já tenha visto, mas é minha sugestão, já que vc. tem mq. de solda é meio caminho…mas não é de simples execução.

        Veja no link abaixo, uma super bancada que resolve, se não todos, a maioria das necessidades de uma marcenaria…item B-18.

        http://www.guiadomarceneiro.com/forum/post185561.html#185561

        Ainda não vi nada que supere essa engenhosidade…acho que de fora só ficou a serra de fita e o torno.

        Bração,
        Bange

        • Adilson Pinheiro disse:

          Bange, eu vou fazer é uma de bancada mesmo. Nem com carrinho de esquadrejadeira irei colocar, já para peças grandes o negócio é serra no trilho mesmo.

          abçs

Deixe seu comentário


Spam Protection by WP-SpamFree